I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Beleza Pura




Você concorda que a chapinha foi um dos melhores inventos do homem ?

A prancha alisadora (a famosa chapinha) foi um invento criado pelo homem para alisar cabelos de uma forma simples e prática. No início foi TUUUDO ! Mas você já parou pra pensar os males que a prancha alisadora traz aos nossos cabelos ?




Estraga mesmo ! O cabelo é formado por uma proteína, chamada queratina, cuja parte externa é revestida de cutículas em forma de escamas. Essas escamas protegem o fio de todos os agentes danificadores, como sol, vento, o próprio toque da mão, químicas e etc. O calor excessivo da chapinha, normalmente acima de 180º, deteriora essa proteção. Logo, quanto mais chapinha menos proteção.
Pra quem tem cabelo fino o cuidado deve ser maior, pois ele tem menos matéria e, então, é mais fácil de quebrar. A proteção fica desgastada mais rapidamente.


Já que não dá pra evitar essa maravilha que é poder alisar as madeixas no conforto do nosso lar, recomenda-se sempre passar um produto (existem várias marcas e geralmente vem em forma de creme, mas pode ser líquido também) que protege especificamente do calor. Ele é de de uso profissional, mas rende bastante e não é caro (de R$10 a R$ 30) em vista dos danos causados pela chapinha.
A maioria das mulheres querem passar a chapinha direto, mas o ideal mesmo é escovar o cabelo primeiro, já com o produto protetor, para depois passar a chapa. Ela tem que ser apenas um acabamento.
E vocês já ouviram falar que o cabelo pode cair com muita chapinha ?


No caso da chapinha, é em função de ficar puxando o cabelo. Mas, em geral, ele cai porque o couro cabeludo não foi secado direito (as mulheres secam os cabelos, porém o couro permanece úmido). A forma correta de secar o couro cabeludo é de cima para baixo.
Muitas meninas ainda não se importam, mas tratar  das madeixas é para a vida inteira. Para quem faz chapinha, é essencial sempre hidratar para regenerar o fio. Deve-se estar atenta ao seu tipo de cabelo e usar produtos de empresas sérias. É mais comum problema de quebra do que de queda. Mas a boa notícia é que dá pra repor o fio e existem muitos tipos de tratamento e excelentes produtos para salvar um cabelo maltratado.
Vocês fazem chapinha todo dia ? E como está o cabelo de vocês ? Comentem !
Beijão,
Luísa






1 Comentário:

rebeca ! disse...

ooi vi o seu blog na revista todateen e vim aqui visitar. simplesmente AMEI o blog, tá lindo o layout e o conteudo tá mara. beijos, to seguindo :*