Provas finais. Só de ouvir essa palavra já dá até arrepios.
Quem nunca passou pelo super estresse das provas finais ? Em algumas escolas é chamada de recuperação, outras de prova final. Mas é sempre a mesma coisa..
Prova final ou recuperação é aquele período após o ano letivo - uma ou duas semanas - que os alunos tem uma segunda chance para passarem de ano, isso é, se ficaram faltando pontos para completar os 280 necessários.
Ficar de prova final não é a pior coisa do mundo !
Muitas meninas ao ficarem de prova final choram, se desesperam e abrem o maior perrenque devido ao período. Tudo bem, ficar chateada até vale. Mas calma ! Não é a pior coisa do mundo ! Afinal é uma segunda chance.
Primeiro de tudo é preciso aceitar a segunda chance, tá ? É chato ver vários amigos de férias e você dando duro na escola, mas acontece. Por isso aceite as duas semanas de aula e organize seu tempo, afinal, nem todos os dias a gente tem as aulas de recuperação/prova final. Por isso aproveitar o tempo que você não está em aulas é bom para curtir.
Mas cuidado ! Não deixe perder a concentração nos estudos ! Afinal esse período é super importante se sair bem nas provas, hein ? Embora a gente precise de pouco para passar, temos que ir bem nas provas. Por isso, mais uma vez, organize seu tempo para estudar também.
As aulas para as provas finais são muito importantes, não falte-as ! Nelas os professores tiram as dúvidas que tivemos nas provas, revisam a matéria e explicam muitas coisas, além de darem uma atenção especial ao aluno.
Algumas escolas a média para a recuperação cai para 50 ou menos, o que significa que você não precisa se desesperar. Estudar o suficiente sem surtar com a matéria é ótimo, porque as provas finais são sempre mais fáceis que as provas trimestrais ou bimestrais. Embora a matéria seja menor, sim, os professores exigem menos dos alunos. Pode parecer brincadeira, mas é claro que os professores querem que os alunos passem de ano.
Se você tem problemas com uma matéria especifica, olhem essas dicas.
Perguntar sobre suas dúvidas é muito importante. Parece que quem pergunta é burro, mas burro mesmo é quem não pergunta.
Procurar um professor particular ajuda muito, sabia ? As aulas não são baratas, mas ajudam o aluno a se concentrar mais porque não é um professor que ele não gosta, e além disso é difícil se distrair quando você é o único que presta atenção.
Procurar exercícios na internet sobre a matéria também é uma boa idéia. Mas procure aqueles que tem gabarito ou são explicativos, para você saber se está certo ou não.
Não deixe de fazer os exercícios que os professores passarem nas aulas. Provavelmente eles irão cair nas provas.
Resumir a matéria é uma ótima forma de gravar. Fazer os resumos no computador é mais prático e gasta menos tempo, mas é preciso ler várias vezes depois.
Por isso, não fiquem loucas se ficarem de prova final ou recuperação, ok ?
Gostaram das dicas ? Comentem !
Beijão, Luísa
Comentários:
Postar um comentário