I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Conselho de amiga


Provas finais. Só de ouvir essa palavra já dá até arrepios.
Quem nunca passou pelo super estresse das provas finais ? Em algumas escolas é chamada de recuperação, outras de prova final. Mas é sempre a mesma coisa..



Prova final ou recuperação é aquele período após o ano letivo - uma ou duas semanas - que os alunos tem uma segunda chance para passarem de ano, isso é, se ficaram faltando pontos para completar os 280 necessários.
Ficar de prova final não é a pior coisa do mundo !



Muitas meninas ao ficarem de prova final choram, se desesperam e abrem o maior perrenque devido ao período. Tudo bem, ficar chateada até vale. Mas calma ! Não é a pior coisa do mundo ! Afinal é uma segunda chance.




  • Primeiro de tudo é preciso aceitar a segunda chance, tá ? É chato ver vários amigos de férias e você dando duro na escola, mas acontece. Por isso aceite as duas semanas de aula e organize seu tempo, afinal, nem todos os dias a gente tem as aulas de recuperação/prova final. Por isso aproveitar o tempo que você não está em aulas é bom para curtir.







  • Mas cuidado ! Não deixe perder a concentração nos estudos ! Afinal esse período é super importante se sair bem nas provas, hein ? Embora a gente precise de pouco para passar, temos que ir bem nas provas. Por isso, mais uma vez, organize seu tempo para estudar também.








  • As aulas para as provas finais são muito importantes, não falte-as ! Nelas os professores tiram as dúvidas que tivemos nas provas, revisam a matéria e explicam muitas coisas, além de darem uma atenção especial ao aluno.




Algumas escolas a média para a recuperação cai para 50 ou menos, o que significa que você não precisa se desesperar. Estudar o suficiente sem surtar com a matéria é ótimo, porque as provas finais são sempre mais fáceis que as provas trimestrais ou bimestrais. Embora a matéria seja menor, sim, os professores exigem menos dos alunos. Pode parecer brincadeira, mas é claro que os professores querem que os alunos passem de ano.



Se você tem problemas com uma matéria especifica, olhem essas dicas.



  • Perguntar sobre suas dúvidas é muito importante. Parece que quem pergunta é burro, mas burro mesmo é quem não pergunta.







  • Procurar um professor particular ajuda muito, sabia ? As aulas não são baratas, mas ajudam o aluno a se concentrar mais porque não é um professor que ele não gosta, e além disso é difícil se distrair quando você é o único que presta atenção.







  • Procurar exercícios na internet sobre a matéria também é uma boa idéia. Mas procure aqueles que tem gabarito ou são explicativos, para você saber se está certo ou não.







  • Não deixe de fazer os exercícios que os professores passarem nas aulas. Provavelmente eles irão cair nas provas.




Resumir a matéria é uma ótima forma de gravar. Fazer os resumos no computador é mais prático e gasta menos tempo, mas é preciso ler várias vezes depois.



Por isso, não fiquem loucas se ficarem de prova final ou recuperação, ok ?
Gostaram das dicas ? Comentem !



Beijão, Luísa

Comentários: