I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

SOS Saúde






O verão é ótimo, mas deixa marcas. As loiras e as ruivas sabem muito bem disso: um pouco mais de sol e as sardas já aparecem. O jeito é aprender como preveni-las ou, se for tarde demais, como tratá-las. Quem tem pele clarinha e abusa do sol conhece o drama: depois de algumas semanas na praia, o rosto, as costas, o colo e os ombros ficam pipocados de manchas pequenas e arredondadas, que variam do marrom-claro ao mais escuro. São as chamadas sardas de verão.
A culpa é do sol em excesso, que estimula os melanócitos e estes, por sua vez, produzem mais melanina que o normal numa tentativa de se proteger.



As células da pele que produzem pigmento, os melanócitos são mais estimulados pelo sol, e provavelmente as sardas irão aumentar. Além do sol, outros fatores como hereditariedade, pele clara ou ruiva, cosméticos contendo substâncias fotossensibilizantes e alterações hormonais também são fatores desencadeantes.
Um pouquinho de sarda é até charmoso, mas quando ela é demais, confere à pele um aspecto envelhecido. Os melhores tratamentos de sarda são:


  • Cremes

São tratamentos mais leves, não removem as sardas profundas, mas clareiam as superficiais. Como são produtos menos concentrados, têm menos efeito colateral, mas o resultado também é mais lento e menor. As substancias mais usadas são a base de ácido kójico, acido azelaico, ácido fítico, ácido glicólico, vitamina C e Hidroquinona. Esta última é a mais eficaz, mas muitas pessoas são alérgicas a ela. Aliás, em todo tratamento clareador deve-se evitar deixar a pele ficar muito vermelha e irritada, pois pode depois neste local haver uma piora da mancha (hipercromia pós inflamatória).
Muito badalado no momento é um medicamento importado chamado Amelan, que é uma formula usando todos os ácidos acima em baixa concentração e mais a alfaquimiotripsina (enzima que potencializa a ação dos outros despigmentantes). Além de atuar nas manchas, nota-se também um rejuvenescimento da pele. É um tratamento caro (só o produto para uso em casa fica em torno de 500 reais e dura 3 meses) + peelings de amelan forte de 4/4 meses( em torno de 300 reais cada).


  • Nitrogênio Líquido

Usado nas sardas maiores. É um líquido a menos 196 graus. Onde é aplicado forma uma bolhinha e no teto da bolha sai a sarda. Como provoca uma queimadura ao frio, pode deixar uma mancha escura residual, que pode durar de 3-6 meses, antes do paciente ver que realmente a sarda melhorou. Custa 150 a sessão. O número de sessões varia com a quantidade de sarda. Face e mãos respondem bem. Dorso e perna deixam muita hipercromia residual.


  • Peelings
Usamos ácidos em alta concentração para descamar a pele, e assim remover um pouco do pigmento das sardas mais profundas. Os peelings mais usados são com ácido tricloroacético , glicólico e retinóico. O número de sessões depende de cada tipo de pele, e devem ser feitos com intervalos mensais.. As morenas requerem peelings mais leves para evitar a hipercromia pós inflamatória. Custam em média 150 reais a sessão.
  • Lasers

Os lasers agem seletivamente nas células mais escuras, conferem maior uniformidade na aplicação , as cascas pós aplicação são menores e o paciente tem menos hipercromia pós inflamatória. Os mais usados são o Alexandrita e o Rubi para manchas mais profundas e o Nd-Yag para manchas mais superficiais. O preço da sessão na face é de 200 reais. Face e mãos fica em 250 reais. Deve-se tomar cuidado em pacientes de pele escura ou raça amarela, que podem hiperpigmentar temporariamente.
As sardas da face, mão e colo saem mais facilmente. As do dorso e pernas são mais difíceis e o melhor tratamento é com laser especifico para pigmento, como o Rubi ou Alexandrita.

O mais importante é usar filtro solar potente (FPS acima de 30), que protege não só do Ultravioleta tipo B, mas principalmente do tipo A (é o mais responsável pela mancha escura). Um conselho para vocês leitoras: O sol é a maior fonte de energia do universo, precisamos dele até para nos sentirmos mais vitalizados. Se soubermos nos proteger adequadamente, poderemos continuar usufruir deste bem maravilhosos e gratuito sempre !
Postado por Luísa
fonte - www.acessa.com.br



1 Comentário:

Anônimo disse...

Eu queria muito ficar com sardas no sol acho lindo. Sou loira , de pele clara e não consigo :(