I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Dicas de amiga !


   Durante sua vida escolar, você vai encontrar os mais diferentes tipos de professor. Para evitar surpresas, desvendamos os principais perfis e a melhor maneira de lidar com eles.


  • O amigão !



Sempre dispostos a ajudar seus alunos a aprenderem alguma coisa, mas sempre acabam se ferrando. Os alunos costumam aproveitar o excesso de liberdade de forma errada.


  • Os arrogantes !



Pensam que sabem tudo e intimidam a classe para que perguntas idiotas não sejam feitas (resultando em nenhuma pergunta). Impossível tirar dúvidas com esses professores.


  • Os desleixados !



Não estão nem aí para seus alunos e parecem que estão na aula apenas para ganhar seu dinheiro. Gostam de gastar o tempo da aula fazendo com que seus alunos façam exercícios e provas enquanto eles (os professores) ficam sentados.


  • Os dedicados-camaradas !



Faz com que seus alunos prestem atenção fazendo-os reconhecer a importância da matéria. Não gostam de aplicar provas, pois já sabem que esse é, de longe, o pior método de avaliação. São os heróis do ensino.


  • Os dedicados-enérgicos !



Suas aulas são puxadas, suas provas são difíceis, mas no final do curso os alunos reconhecem que aprenderam. Mas não fariam de novo.


  • Os enérgicos-sem-razão !



Não explicam a importância em aprender sua matéria, cobram trabalhos como se sua matéria fosse a única que os alunos cursam e aplicam provas difíceis, reprovando metade da classe.


  • O Estressado !



Dá um pouquinho de medo, às vezes, até uma pontinha de raiva, mas a verdade é que os professores que levam essa fama são supercomprometidos com sua tarefa de ensinar e só ficam bravos quando a turma atrapalha.


Normalmente, eles são muito esforçados e quem mais quer que você aprenda direitinho. Por isso, para evitar problemas, basta não perturbá-los enquanto eles tentam cumprir sua função.


  • O assustador !



Pior do que os professores estressados são os que têm cara de mau. Daqueles que fuzilam os alunos com o olhar por qualquer movimento na hora da prova. O que esses educadores querem é respeito e, cá entre nós, é o mínimo que eles merecem.

Não se assuste e, o mais importante, não o desafie.

A ideia para sobreviver a este tipo de professor é respeitar as regras e deixar a bagunça e a conversa para a hora do intervalo. Se mesmo assim ele pegar no seu pé, aparentemente por nada, converse com seus pais.

   É difícil definir um modo de lidar diante de cada um. Eu prefiro pensar que o comportamento do aluno é mais importante, pois quando ele tem uma postura correta (não estou falando de coluna) dentro e fora da classe, cumprindo com suas obrigações, nenhum professor o prejudicará.

   Como todo mundo, tive alguns professores que me marcaram e continuam em minha memória. Outros, fiz questão de esquecer. Eu gostava de professores que ensinavam para a vida. Não importava a matéria, ele(a) sempre encontrava alguma explicação plausível da importância de aprender sua matéria. E tinha razão. E então toda a classe prestava atenção nas aulas e realmente aprendia o assunto.

   Não importa o tipo de professor que você tenha. Ele pode ser durão ou nojento. Mas vai se abrir todo se um dia você chegar na mesa dele e dizer que sua matéria te interessa. Mas funciona obviamente se você for sincero. Professores são peritos em identificar bajulação.

   Fica então a dica. Assuma uma postura questionadora e demonstre interesse sincero pela aula que as coisas se ajeitam. E não fique chateado ou bravo com os professores.


Espero ter ajudado vocês!


Beijos, Rebeca !

Comentários: