Quem não acha que a chapinha foi uma das maiores invensões do homem para nos deixar com os cabelos l
lisos e maravilhosos ? Pois bem... Eu também acho um máximo ! Mas existem coisas sobre essa máquina poderosa que nós, meninas, precisamos saber.
Os efeitos da chapinha:
Estraga mesmo. O cabelo é formado por uma proteína, chamada queratina, cuja parte externa é revestida de cutículas em forma de escamas. Essas escamas protegem o fio de todos os agentes danificadores, como sol, vento, o próprio toque da mão, químicas e etc. O calor excessivo da chapinha, normalmente acima de 180º, deteriora essa proteção. Logo, quanto mais chapinha menos proteção. Pra quem tem cabelo fino o cuidado deve ser maior, pois ele tem menos matéria e, então, é mais fácil de quebrar. A proteção fica desgastada mais rapidamente.
Meninas, chapinha é igual a passar ferro no cabelo. Ele fica ressecado, áspero, quebradiço e com pontas duplas.
Melhor maneira de fazer chapinha:
Já que não dá pra evitar essa maravilha que é poder alisar as madeixas no conforto do nosso lar, recomenda-se sempre passar um produto (existem várias marcas e geralmente vem em forma de creme, mas pode ser líquido também) que protege especificamente do calor. Ele é de de uso profissional, mas rende bastante e não é caro (de R$10 a R$ 30) em vista dos danos causados pela chapinha.
A maioria das mulheres querem alinhar com a chapinha direto, mas o ideal mesmo é escovar o cabelo primeiro, já com o produto protetor, para depois passar a prancha. Ela tem que ser apenas um acabamento.Importante:
- Sempre apoiar a chapinha numa base fria, como pia de banheiro ou mármore. “Minha filha volta e meia esquece em cima da cama e isso é muito perigoso”, alerta Sheila Duarte, gerente de formação da L’Oreal Professionnel.
- Fazer chapinha de cabelo seco ou enxaguá-lo muito bem. A água é um condutor de eletricidade, logo existe o risco de choque.
Queda de cabelo devido a chapinha... É mito ?
Não, não é mito ! No caso da chapinha, é em função de ficar puxando o cabelo. Mas, em geral, ele cai porque o couro cabeludo não foi secado direito (as mulheres secam os cabelos, porém o couro permanece úmido). A forma correta de secar o couro cabeludo é de cima para baixo. As pesquisas indicam que o normal é caírem de 100 a 150 fios por dia. E a queda se dá por fases. Pode se dizer que em um mês haverá queda maior durante duas semanas. É o chamado outono dos cabelos. Os fios caem para serem substituídos por novos, mas é uma mudança que a gente não percebe (a não ser quando olhamos para o chão de nossa casa!). Alguma doença de pele, gravidez e certos tipos de alimentação podem causar queda mais acentuada.
Sempre há salvação !
As adolescentes ainda não se importam muito, mas tratar as melenas é para a vida inteira. Para quem faz chapinha, é essencial sempre hidratar para regenerar o fio. Deve-se estar atenta ao seu tipo de cabelo e usar produtos de empresas sérias. É mais comum problema de quebra do que de queda. Mas a boa notícia é que dá pra repor o fio e existem muitos tipos de tratamento e excelentes produtos para salvar um cabelo maltratado.
Beijinhos, Luísa !
Comentários:
Postar um comentário